segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Eletivas 2ºsemestre de 2021

 Comunicado NPE 011/2021 

 Assunto: Eletivas  

 

Eletivas é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área do conhecimento do Currículo em Ação de São Paulo. As Eletivas têm como base para sua elaboração, os interesses relacionados aos Projetos de Vida dos estudantes e, como foco, o aprimoramento da autonomia e do protagonismo juvenil. 

Com o objetivo de orientar os professores(as), professores(as) coordenadores(as) e gestores(as) da rede estadual paulista, apresentamos orientações e um cronograma para o planejamento e desenvolvimento das Eletivas nas escolas no segundo semestre de 2021. 

Neste semestre, de modo a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, orientamos que não seja feita a reenturmação dos estudantes para a realização das Eletivas. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse das turmas e proponham uma Eletiva com uma temática mais abrangente, que esteja em consonância com as propostas apresentadas pelos estudantes de determinada turma. 

Para auxiliar os professores e ampliar o repertório das Eletivas, disponibilizamos o Cardápio de Eletivas com ementas e planos de aulas que abordam diversos temas como Turismo, Cidadania, Educação Socioambiental, Tecnologia, entre outros. Solicitamos que os coordenadores encaminhem o Link (https://drive.google.com/drive/folders/1ys2B5ZgjduVD2GfmZJph9-kNaf6VitNcaos professores das Eletivas para que possam ter acesso ao material que constitui o cardápio. 

  

Sugestão de cronograma para auxiliar as escolas no planejamento e desenvolvimento das Eletivas. 

 

DATA 

ATIVIDADES 

05/08 e 06/08 

Live: Cardápio de Eletivas 

02/08 – 13/08 

Planejamento das Eletivas 

09/08 – 27/08 

Cadastro das Eletivas na SED 

02/08 – 23/12 

Vigência das Eletivas 

29/11 – 17/12 

Culminância das Eletivas 

 

Feirão das Eletivas: Para a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, orientamos que não seja realizado o Feirão das Eletivas na escola. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse de suas turmas e proponham uma Eletiva que esteja em consonância com os anseios dos estudantes da turma, sem que seja feito o reagrupamento dos estudantes. 

 

Em caso de dúvidas, entrem em contato com a equipe da Diretoria pelo e-mail: detupnpe@educacao.sp.gov.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário